A Incrível Jornada do Inclusive Design

“Sua aplicação precisa empoderar e alegrar a todas as pessoas que o utilizarão, de forma que seus usuários se sintam acolhidos e representados.”

O processo de Inclusive Design exige minúcia, uma vez que as suposições devem ser examinadas pacientemente e cautelosamente, a fim de compreender a forma como os usuários se relacionam, pensam e sentem com o assunto abordado em seu projeto.

O Inclusive Design compreende que a percepção de mundo de cada indivíduo é única, portanto o desenvolvimento deve focar fortemente em certos eixos de diversidade e inclusão. Segundo a Apple, estes eixos podem ser considerados como classes, sendo elas:

Culture, Ethnicity, Language, Education, Political Belief, Philosophycal Beliefs, Religion, Race, Gender, Sexual Orientation, Age, Abilities, Disabilities, Handedness, Body Measurements, Environment, Location, Conectivity and Modern Tech.

Dessa forma, o desenvolvedor e o design responsável pelo processo, compreende os mais variados tipos de eixos e o mais importante, as diversas interseções entre estas classes.

Inclusive Design é uma jornada criativa, que explora e enaltece traços de diversidades que acercam nossa sociedade e os indivíduos que nela interagem, estimulando soluções criativas que agregam, cooperam e solucionam os mais diversos tipos de problemas que minorias lidam todos os dias.

“[…] é simples para mim, mas para muitas pessoas ao redor do mundo, não é!”

Para ilustrarmos o processo, falemos brevemente sobre o VoiceOver, uma ferramenta tecnológica de descrições faladas através da leitura de tela do dispositivo, colaborando com centenas, se não milhares de deficientes visuais a viverem suas vidas com autonomia e segurança.

Através do VoiceOver, fotos e imagens podem ser descritas pelo sistema, podem favorecer a funcionalidade para esse eixo de diversidade.

Em um exemplo recente, podemos atribuir o avanço da pandemia de COVID-19 com o número de problemas que cresceram acerca de todos nós, e especificamente, as minorias.

A partir desta ferramenta de assistência, deficientes visuais podem não só se comunicar e transitar de forma mais segura e autônoma, mas também podem se manter seguros diante da contaminação do vírus, uma vez que a partir da câmera o sistema compreende a disponibilidade de espaço entre pessoas, podendo assim permitir que deficientes visuais exerçam com tranquilidade, todas as medidas restritivas estabelecidas.

Assim, concluímos mais um artigo. Faça do mundo um lugar melhor para ser vivido por todos, preserve e estimule falas que não as suas explorando pontos de vistas e vivências diferentes para se alcançar um resultado ainda mais inclusivo e sincero.

Mais do que se tornar empático diante das singularidades e diversidades, é tornar os problemas que as dificultam em problemas que também são seus, afinal, eles realmente são.

21 | Mackenzie,SP

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store